Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?"
Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!
-Deus criou tudo?
Perguntou novamente o professor.
-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!
O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?
E ele respondeu:
ALBERT EINSTEIN, senhor!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Estorinhas

Era uma vez EU... No busu esperando chegar em ksa, tomar um banho e assisitir Sobrenatural.... Lembrei-me da vez que assistíamos os Improváveis... Trelas. [Mbom].... Imaginei todos os amigos que tive, o imenso amor que sinto por todos e fico refletindo, imaginando se gosto tanto assim de vc pq você é você ou pq e parecido comigo. Gosta das mesmas coisas que eu, filmes, fotos, programas, etc, etc e etc... Imaginei se caso vc não gostasse das mesma coisas que eu se ainda assim te amaria do jeito que gosto agora?! Doeu pensar nisso, pensar em não te ter tão presente na minha vida.... Pensei até em confirmar a teoria de que sou EGOÍSTA... Daí parei de quebrar a cabeça e deixar que meu EGO te amar desse tantão mesmo! Afinal, o que seria de eu sem vc..... ♥
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Frases para seu status no msn ou orkut.
-Seu futuro depende de seus sonhos. Então, vá dormir!
-' Peensa em miim quee eu too peensaando em voocê '
-Coomo as ondas do Mar eu seei você vaii Voltar'
-→Parabens , voce esta perdendo um minuto do seu tempo lendo isso !
-Sorria voce está entrando para a lista dos visitantes
-MantenháâáH DistanciàáâH
-HOO, Sejαinteligentenαõpercαseutempolendoisso,melαmor.
-• eitα voce por αquiii ?
compαrαdo com α αmizαde, o ouro não vαle nαdα
Aqui dáá pra escrever , peena que eu nãão tenho imaginaçãão
Soou um Briqueedinhu Caroo ii você um meenino Poobree !
{♪}Encosta tua cabecinháá no meu ombro e choraa! Tá tudo bloquiadoo!
-'~Cuidee bem do seu AMOR seja ele quem for..$
~>quem foi que disse que pra tá junto precisa tá perto ?
α minhα felicidαde de encomodα ? que engrαçαdo, α tuα nem me interessα
~ Melhores coisas da vida faço em OFF ;)
Uniica e Origiinal os outros...rûm só quereem seer Igual...
' te desejo tudo em dobro mαnée • (66)'
-' Peensa em miim quee eu too peensaando em voocê '
-Coomo as ondas do Mar eu seei você vaii Voltar'
-→Parabens , voce esta perdendo um minuto do seu tempo lendo isso !
-Sorria voce está entrando para a lista dos visitantes
-MantenháâáH DistanciàáâH
-HOO, Sejαinteligentenαõpercαseutempolendoisso,melαmor.
-• eitα voce por αquiii ?
compαrαdo com α αmizαde, o ouro não vαle nαdα
Aqui dáá pra escrever , peena que eu nãão tenho imaginaçãão
Soou um Briqueedinhu Caroo ii você um meenino Poobree !
{♪}Encosta tua cabecinháá no meu ombro e choraa! Tá tudo bloquiadoo!
-'~Cuidee bem do seu AMOR seja ele quem for..$
~>quem foi que disse que pra tá junto precisa tá perto ?
α minhα felicidαde de encomodα ? que engrαçαdo, α tuα nem me interessα
~ Melhores coisas da vida faço em OFF ;)
Uniica e Origiinal os outros...rûm só quereem seer Igual...
' te desejo tudo em dobro mαnée • (66)'
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Neste momento, apaixonada por The OC - Um estranho no paraíso....

Coisas de Seth Cohen:
eu te amo.
Seth: - Pai, eu não digo a outro homem que o amo, mais fique sabendo que eu tenho um grande afeto pela sua pessoa!
Coop ficou presa:
na roda gigante, e eu não tenho ninguém para ir comigo no gira - gira.
Seth: - Eu vou com você.
Summer: - Talvez eu vomite.
Seth: - Eu gosto de correr esse risco.
Cohen é tão piegas:
Seth: - Venha eu vou te fazer flutuar.
Summer: - O pior de tudo é que você consegue mesmo.
...Seth no momento que você nasceu eu soube que nunca respiraria direito sem sabe se você esta seguro.
Seth: - Eu sou como asma?
...Ainda não entendo... por que dois quartos. Vou deixar a minha chave caso se sinta sozinha.
Summer: - Ou caso eu queira te asfixiar com o travesseiro.
Seth: - Se isso te excita!
♥ Gilmore Gilrs ♥

Conversas hilárias de Lorelai em Gilmore Girls :
A minha favorita é do episódio 19 da primeira temporada (bem no início!!!)
Emily: Você estava no telefone?
Richard: Chamada de longa distância.
Lorelai: Deus?
Richard: Londres.
Lorelai: Deus mora em Londres?
Richard: Minha mãe mora em Londres.
Lorelai: Sua mãe é Deus?
Richard: Lorelai...
Lorelai: Então, Deus É uma mulher.
Richard: Lorelai.
Lorelai: E da família. Isso é tão legal. Eu vou pedir muitos favores.
Richard: Faça ela parar.
Rory: Ah, se eu pudesse.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Conversas

ALÊ E RICK
Ella diz: Eh, não precisa fazer caminhada hj naum,
Qualquer eu voltar pra Goiânia vc retoma a caminhada. Fik p gente conversar mais.
Elle diz: Você e Leide falam isso.
Elle diz: Deixa eu ver a blusa branca que vc ganhou?!
Ella fica calada!
Elle diz: Que cor é a blusa que vc ganhou?
Ella diz: Vc acabou de dizer que queria ver a blusa BRANCA que eu ganhei e me pergunta a cor da blusa?!
Elle diz: Só estou puxando assunto pra acabar com a briga.
Trellas =D
quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.
Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:
- E daí? EU ADORO VOAR!
Clarice Lispector
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Coisas de Goiano
Custoso - Essa foi muito bem lembrada, nos comentários. Na definição dela significa teimoso. Também ouço como se fosse algo que dê trabalho. 'Esse moleque é custoso demais da conta!' alguém custoso seria alguém que apronta muito!
________________________________
Tem base? - Expressão tão goiana que existe até em slogan impresso em bandeiras e camisetas exaltando o estado: 'Sou goiano.. Tem base?'. Pode ser traduzido como 'Pode uma coisa dessas?', só que usado com muito mais frequência.
________________________________
Chega dói - Chega a doer. Ex.: Deixa eu te falar, essa luz é tão forte que chega dói a vista. Na verdade essa forma pode ser usada com quaisquer outros verbos combinados com o verbo 'chegar'. Ex.: chega arranha, chega machuca, chega engasga.
________________________________
Chega doeu - Chegou a doer, ou s eja, o passado de “chega dói”.
Nota do Gump: Muita gente não entendeu o porquê desse verbete no passado se já se usou o verbete no presente; afinal tratar-se-ia de conjugação verbal simples, não é mesmo? Mas a fato é que quando existe uma conjunção verbal, é o verbo auxiliar (chegar) que determina o tempo da conjunção. No Goianês é diferente. É o verbo principal que é conjugado.
________________________________
Encabulado - Impressionado. Ex.: Estou encabulado que você nunca tenha ouvido alguém falar 'chega dói' antes.
Nota do Gump: Também fiquei impressionado (ou encabulado, em goianês) com a quantidade de gente que não entendeu esse verbete aqui. Chegam a colar a definição do dicionário, como que querendo provar que a palavra existe! Mas a palavra existe mesmo, eu nunca disse que não! Só não tem, no dicionário, o sentido usado no Goianês. Isso é igual explicar piada!
________________________________
Uai - Palavra que normalmente não tem sentido, mais ou menos como o tchê do gaúcho. Usado normalmente em respostas. Ex.: Pergunta: Goiano, você vai à festa hoje?; Resposta: Uai, vou!.
Nota do Gump: Dá impressão que o uai é parecido com o ué usado em outras regiões. É o mesmo uai do Mineiro, uai.Mas o ué muitas vezes é usado no caso de a pessoa achar a pergunta estranha. Cheguei a me revoltar bastante com o uso do 'uai' nas frases quando vim pra cá, pois achava que as pessoas estavam insinuando que eu estava perguntando alguma idiotice. Só depois aprendi que as pessoas falam uai por falar.
________________________________
Num dô conta - Pode ser traduzido como Não consigo, Não sei, Não quero, Não gosto, etc. No resto do país, “não dar conta” é usado mais no sentido de 'não aguentar'.. Por exemplo: Não dei conta do recado, ou Não dou conta de comer isso tudo sozinho. Já aqui em Goiás é usado para quase tudo.. Ex.: Num dô conta de falar inglês ('não sei falar inglês'); Num dô conta de continuar em Goiâ nia nas férias ('Não quero/não aguento continuar em Goiânia nas férias); Num dô conta de imprimir usando esse programa ('não sei imprimir usando esse programa').
________________________________
Bão? - Goianês para 'Tudo bem?' Também é usada a forma bããããão?
________________________________
Tá boa? - Goianês para 'Tudo bem?' usado para mulheres. Em outras regiões do Brasil seria interpretado de outra forma...
________________________________
Bão mesmo? - É comum usar o 'mesmo?' depois de coisas como 'e aí, tá bom/bão', como se pedisse uma confirmação de que a pessoa tá bem e não apenas fingindo que está bem.
________________________________
Piqui - Pequi, fruto típico de Goiás, bastante usado na culinária Goiana. (É bão demais da conta, uai!)
________________________________
Mais - substituto goiano da conjunção 'E'. Ex.: Eu mais fulano estamos no Goiás.
________________________________
No Goiás - Em Goiás.
________________________________
Na Goiânia - Em Goiânia.
______________________________
Pit Dog - Uma espécie de filho bastardo de uma lanchonete com uma barraquinha de cachorro-quente. Apesar desse nome estranho, os sanduíches são muito bons!
________________________________
Queijim - Rotatória.
________________________________
Mandruvá- Mandorová.
________________________________
Coró - mesmo que mandruvá, segundo meus tutores de goianês.
________________________________
Dar rata - Algo como cometer uma gafe. Ou seja, dar rata é o goianês para 'fazer gumpice'
________________________________
Calçada - Pode significar: 1. Lugar para estacionar carros; 2. Local onde se colocam as mesas dos botecos e restaurantes. Note que não existe em GoiC3s calçada no sentido de lugar para pedestre, pois não sobra espaço para pedestres entre os carros e as mesas.Nota do Gump: Ok, essa foi uma reclamação minha. A única de verdade. Nada contra os botecos. É muito agradável aproveitar o clima gostoso que faz à noite por aqui sem ser no lado de dentro de um bar. Mas que fique um espaço pro pedestre, né? Ter que ir pro meio da rua porque a calçada está tomada por bares e carros (nesse último caso, não tem desculpa!) é phodda. (Mas esse negócio de mesinha na calçada é inspiração francesa. Em Paris não é assim?! Nóis é chic, benhê!!!!)
________________________________
Anêim - Algo que parece ter vindo de 'Ah, não!', que virou 'Ah, nem!' Mas às vezes é simplesmente usado na frase com um sentido de desagrado. Quando vejo escrito por aí, vejo o povo escrevendo 'anein', 'aneim', 'anêim' e outras variantes. Ex.: se eu ia viajar com a turma e de repente não posso mais, alguém exclama: Anêeeim, Gump! Que pena!'
________________________________
Arvre - Árvore (isso me lembra 'As arvres somos nozes')
________________________________
Arvrinha - Árvore pequena.
________________________________
Arvrona - Árvore grande.
________________________________
Madurar - Amadurecer.
________________________________
Corguim - Lê-se córrr-guim. Diminutivo de corgo.
________________________________
Corgo - Lê-se córrr-go. Córrego.
________________________________
Quando é fé - Algo como “de repente” ou “até que”. Ex.: 'Estava no consultório do dentista, ouvindo aquele barulhinho de broca, e quando é fé sai um meninin chorando de lá.'
________________________________
De sal - Salgado. Ex.: Pamonha de Sal. (Eu jurava que era de milho.... dãã)
________________________________
De doce - Se 'de sal' é salgado, então 'de açúcar' é doce, certo? Errado! Em Goiás as coisas não são doces, elas são de doce.&nbs p;
________________________________
Caçar - Procurar. Goiano não procura, goiano caça. Ex.: 'Estive te caçando o dia inteiro'.. 'Não sei onde está, mas vou caçar esse papel para você.'
________________________________
Trem - Qualquer coisa pode ser chamada de trem, inclusive um trem. Ex..: 'Ôôô trem bão!' (ô, coisa boa!) Já ouvi até mesmo a seguinte declaração de amor: 'Te amo, Trem!'.
________________________________
Demais da conta - Em Goiás, deve-se evitar utilizar a palavra 'demais' isolada. A forma correta é 'demais da conta'. Ex.: 'Gosto disso demais da conta!'. 'Conheço a região demais da conta!'
________________________________
Barriga-verde - como já ouvi aqui em Goiás, 'pra baixo de São Paulo todo mundo é gaúcho'; portanto o termo barriga-verde nada tem a ver com o usado no sul, que significa 'catarinense'. Barriga-verde aqui é um novato, alguém que ainda está 'cru' numa determinada coisa.
________________________________
Disco - Um tipo de salgado frito (feito de carne moída temperadinha, amaciada com pão véi moiado. A gente faz uma almôndega, amassa pra virar "disco", passa no ovo e na farinha de pão e frita. Fica bão que só se vendo!)
________________________________
Voadeira - Voadora (o golpe, agressão).
________________________________
Ou quá? - Algo como 'ou o quê?'. Ex.: 'Você vai sair com a gente ou quá?'
________________________________
Vende-se este - Aqui em Goiânia é muito mais comum ver placas dizendo 'Vende-se Este' colada num carro, do que simplesmente 'Vende-se'. É como se quem escreveu pensasse 'vende-se? Vende-se o que?', mas também ficasse com preguiça de escrever 'Vende-se este carro'. Fica o meio termo.
________________________________
Final de tarde - Sabe aquela mania chata das propagandas de uma marca de cerveja de tentar mudar a quarta-feira para Zeca-Feira e o Happy Hour para Zeca-Hora? Pois é, ao menos o Happy Hour já foi aportuguesado por aqui. Chama-se 'Final de tarde', e na prática é o happy hour: você sai do trabalho e vai tomar uma com os amigos. Acompanha espetinho e feijão tropeiro, é claro!
________________________________
Fi - Creio que vem de 'Filho', é usado no fim da frase, como se fosse um 'tchê' gaúcho ou um 'meu' paulista. Ex.: 'Esse é o melhor, fi!', 'Nossinhora, fi! Bão demais da conta!'.
________________________________
Coca Média - Refrigerante médio é o de garrafinha de 290ml. Ou seja, o menor que costuma ser vendido em restaurantes. Nota do Gump: Na última vez em que estive em Curitiba pedi uma coca média, por costume adquirido em Goiânia, e a mulher ficou me olhando sem entender. :)
________________________________
Pronto! Creio que com esse pequeno glossário, você já pode ir no Goiás, comer no Pit Dog sem dar rata e, quando é fé, sentar à sombra de uma arvrona na beira do corguim!
________________________________
Tem base? - Expressão tão goiana que existe até em slogan impresso em bandeiras e camisetas exaltando o estado: 'Sou goiano.. Tem base?'. Pode ser traduzido como 'Pode uma coisa dessas?', só que usado com muito mais frequência.
________________________________
Chega dói - Chega a doer. Ex.: Deixa eu te falar, essa luz é tão forte que chega dói a vista. Na verdade essa forma pode ser usada com quaisquer outros verbos combinados com o verbo 'chegar'. Ex.: chega arranha, chega machuca, chega engasga.
________________________________
Chega doeu - Chegou a doer, ou s eja, o passado de “chega dói”.
Nota do Gump: Muita gente não entendeu o porquê desse verbete no passado se já se usou o verbete no presente; afinal tratar-se-ia de conjugação verbal simples, não é mesmo? Mas a fato é que quando existe uma conjunção verbal, é o verbo auxiliar (chegar) que determina o tempo da conjunção. No Goianês é diferente. É o verbo principal que é conjugado.
________________________________
Encabulado - Impressionado. Ex.: Estou encabulado que você nunca tenha ouvido alguém falar 'chega dói' antes.
Nota do Gump: Também fiquei impressionado (ou encabulado, em goianês) com a quantidade de gente que não entendeu esse verbete aqui. Chegam a colar a definição do dicionário, como que querendo provar que a palavra existe! Mas a palavra existe mesmo, eu nunca disse que não! Só não tem, no dicionário, o sentido usado no Goianês. Isso é igual explicar piada!
________________________________
Uai - Palavra que normalmente não tem sentido, mais ou menos como o tchê do gaúcho. Usado normalmente em respostas. Ex.: Pergunta: Goiano, você vai à festa hoje?; Resposta: Uai, vou!.
Nota do Gump: Dá impressão que o uai é parecido com o ué usado em outras regiões. É o mesmo uai do Mineiro, uai.Mas o ué muitas vezes é usado no caso de a pessoa achar a pergunta estranha. Cheguei a me revoltar bastante com o uso do 'uai' nas frases quando vim pra cá, pois achava que as pessoas estavam insinuando que eu estava perguntando alguma idiotice. Só depois aprendi que as pessoas falam uai por falar.
________________________________
Num dô conta - Pode ser traduzido como Não consigo, Não sei, Não quero, Não gosto, etc. No resto do país, “não dar conta” é usado mais no sentido de 'não aguentar'.. Por exemplo: Não dei conta do recado, ou Não dou conta de comer isso tudo sozinho. Já aqui em Goiás é usado para quase tudo.. Ex.: Num dô conta de falar inglês ('não sei falar inglês'); Num dô conta de continuar em Goiâ nia nas férias ('Não quero/não aguento continuar em Goiânia nas férias); Num dô conta de imprimir usando esse programa ('não sei imprimir usando esse programa').
________________________________
Bão? - Goianês para 'Tudo bem?' Também é usada a forma bããããão?
________________________________
Tá boa? - Goianês para 'Tudo bem?' usado para mulheres. Em outras regiões do Brasil seria interpretado de outra forma...
________________________________
Bão mesmo? - É comum usar o 'mesmo?' depois de coisas como 'e aí, tá bom/bão', como se pedisse uma confirmação de que a pessoa tá bem e não apenas fingindo que está bem.
________________________________
Piqui - Pequi, fruto típico de Goiás, bastante usado na culinária Goiana. (É bão demais da conta, uai!)
________________________________
Mais - substituto goiano da conjunção 'E'. Ex.: Eu mais fulano estamos no Goiás.
________________________________
No Goiás - Em Goiás.
________________________________
Na Goiânia - Em Goiânia.
______________________________
Pit Dog - Uma espécie de filho bastardo de uma lanchonete com uma barraquinha de cachorro-quente. Apesar desse nome estranho, os sanduíches são muito bons!
________________________________
Queijim - Rotatória.
________________________________
Mandruvá- Mandorová.
________________________________
Coró - mesmo que mandruvá, segundo meus tutores de goianês.
________________________________
Dar rata - Algo como cometer uma gafe. Ou seja, dar rata é o goianês para 'fazer gumpice'
________________________________
Calçada - Pode significar: 1. Lugar para estacionar carros; 2. Local onde se colocam as mesas dos botecos e restaurantes. Note que não existe em GoiC3s calçada no sentido de lugar para pedestre, pois não sobra espaço para pedestres entre os carros e as mesas.Nota do Gump: Ok, essa foi uma reclamação minha. A única de verdade. Nada contra os botecos. É muito agradável aproveitar o clima gostoso que faz à noite por aqui sem ser no lado de dentro de um bar. Mas que fique um espaço pro pedestre, né? Ter que ir pro meio da rua porque a calçada está tomada por bares e carros (nesse último caso, não tem desculpa!) é phodda. (Mas esse negócio de mesinha na calçada é inspiração francesa. Em Paris não é assim?! Nóis é chic, benhê!!!!)
________________________________
Anêim - Algo que parece ter vindo de 'Ah, não!', que virou 'Ah, nem!' Mas às vezes é simplesmente usado na frase com um sentido de desagrado. Quando vejo escrito por aí, vejo o povo escrevendo 'anein', 'aneim', 'anêim' e outras variantes. Ex.: se eu ia viajar com a turma e de repente não posso mais, alguém exclama: Anêeeim, Gump! Que pena!'
________________________________
Arvre - Árvore (isso me lembra 'As arvres somos nozes')
________________________________
Arvrinha - Árvore pequena.
________________________________
Arvrona - Árvore grande.
________________________________
Madurar - Amadurecer.
________________________________
Corguim - Lê-se córrr-guim. Diminutivo de corgo.
________________________________
Corgo - Lê-se córrr-go. Córrego.
________________________________
Quando é fé - Algo como “de repente” ou “até que”. Ex.: 'Estava no consultório do dentista, ouvindo aquele barulhinho de broca, e quando é fé sai um meninin chorando de lá.'
________________________________
De sal - Salgado. Ex.: Pamonha de Sal. (Eu jurava que era de milho.... dãã)
________________________________
De doce - Se 'de sal' é salgado, então 'de açúcar' é doce, certo? Errado! Em Goiás as coisas não são doces, elas são de doce.&nbs p;
________________________________
Caçar - Procurar. Goiano não procura, goiano caça. Ex.: 'Estive te caçando o dia inteiro'.. 'Não sei onde está, mas vou caçar esse papel para você.'
________________________________
Trem - Qualquer coisa pode ser chamada de trem, inclusive um trem. Ex..: 'Ôôô trem bão!' (ô, coisa boa!) Já ouvi até mesmo a seguinte declaração de amor: 'Te amo, Trem!'.
________________________________
Demais da conta - Em Goiás, deve-se evitar utilizar a palavra 'demais' isolada. A forma correta é 'demais da conta'. Ex.: 'Gosto disso demais da conta!'. 'Conheço a região demais da conta!'
________________________________
Barriga-verde - como já ouvi aqui em Goiás, 'pra baixo de São Paulo todo mundo é gaúcho'; portanto o termo barriga-verde nada tem a ver com o usado no sul, que significa 'catarinense'. Barriga-verde aqui é um novato, alguém que ainda está 'cru' numa determinada coisa.
________________________________
Disco - Um tipo de salgado frito (feito de carne moída temperadinha, amaciada com pão véi moiado. A gente faz uma almôndega, amassa pra virar "disco", passa no ovo e na farinha de pão e frita. Fica bão que só se vendo!)
________________________________
Voadeira - Voadora (o golpe, agressão).
________________________________
Ou quá? - Algo como 'ou o quê?'. Ex.: 'Você vai sair com a gente ou quá?'
________________________________
Vende-se este - Aqui em Goiânia é muito mais comum ver placas dizendo 'Vende-se Este' colada num carro, do que simplesmente 'Vende-se'. É como se quem escreveu pensasse 'vende-se? Vende-se o que?', mas também ficasse com preguiça de escrever 'Vende-se este carro'. Fica o meio termo.
________________________________
Final de tarde - Sabe aquela mania chata das propagandas de uma marca de cerveja de tentar mudar a quarta-feira para Zeca-Feira e o Happy Hour para Zeca-Hora? Pois é, ao menos o Happy Hour já foi aportuguesado por aqui. Chama-se 'Final de tarde', e na prática é o happy hour: você sai do trabalho e vai tomar uma com os amigos. Acompanha espetinho e feijão tropeiro, é claro!
________________________________
Fi - Creio que vem de 'Filho', é usado no fim da frase, como se fosse um 'tchê' gaúcho ou um 'meu' paulista. Ex.: 'Esse é o melhor, fi!', 'Nossinhora, fi! Bão demais da conta!'.
________________________________
Coca Média - Refrigerante médio é o de garrafinha de 290ml. Ou seja, o menor que costuma ser vendido em restaurantes. Nota do Gump: Na última vez em que estive em Curitiba pedi uma coca média, por costume adquirido em Goiânia, e a mulher ficou me olhando sem entender. :)
________________________________
Pronto! Creio que com esse pequeno glossário, você já pode ir no Goiás, comer no Pit Dog sem dar rata e, quando é fé, sentar à sombra de uma arvrona na beira do corguim!
♪ Meu universo - PG ♫

Que sejas meu universo
Não quero dar-te só um pouco do meu tempo
Não quero dar-te um dia apenas da semana
Que sejas meu universo
Não quero dar-te as palavras como gotas
Quero que saia um dilúvio de bençãos da minha boca
Que sejas meu universo
Que sejas tudo o que sinto e o que penso
Que de manhã seja o primeiro pensamento
E a luz em minha janela
Que sejas meu universo
Que enchas cada um dos meus pensamentos
Que a tua presença e o teu poder sejam alimento
Jesus este é o meu desejo
Que sejas meu universo
Não quero dar-te só uma parte dos meus anos
Te quero dono do meu tempo e dos meus planos
Que sejas meu universo
Não quero a minha vontade
Quero agradar-te
E cada sonho que há em mim quero entregar-te
Assinar:
Postagens (Atom)
